Black Mirror da vida real: Microsoft tem tecnologia para criar bot de pessoa já falecida

Possibilidade de criação do bot de pessoa falecida foi patenteada

A Microsoft patenteou, no mês passado, um método que permite criar um chatbot modelado a partir de bases de dados digitais de uma pessoa já falecida, a notícia veio pelo canal de notícias britânico The Independent e foi confirmada pela empresa.

Como o bot da Microsoft funcionaria?

O bot irá de basear em imagens reais da pessoa falecida: dados de voz, mensagens enviadas digitalmente, postagens em redes sociais e outros tipos de informações pessoais, permitindo simular uma conversa personalizada, com os usuários da ferramenta.

Similaridade do bot da Microsoft com o episódio de Black Mirror assusta

Na série Black Mirror a ideia já havia sido difundida: A personagem interpretada por Hayley Atwell, levada a medidas desesperadas após perder seu namorado em um acidente de carro, decide usar a tecnologia para trazê-lo de volta, através de AI.
Usando um novo serviço online, ela carrega todas as comunicações digitais anteriores do namorado e perfis de mídia social, e a plataforma usa recria um Ash virtual, que com o tempo vai se personificando e se tornando mais real.

Existe previsão para este serviço de bot virar um serviço da Microsoft?

Sobre a Microsoft, segundo Tim O’Brien, gerente geral de programas de Inteligência Artificial (IA), não está na ideia tornar isso um produto real e comerciável.

Mas aí fica a pergunta: então pra que patentear?

Confira mais noticias sobre marketing aqui.