O “robô” identifica a aglomeração em algum local por meio do sinal emitido pelos celulares. Governos Estaduais aderiram como forma combate ao coronavírus. Entanda:

O Rio de Janeiro está inovando no combate ao coronavirus (COVID-19). O serviço Disk Aglomeração, ativado pela prefeitura, que antes era disponibilizado através de um telefone de denúncias, agora começará a utilizar automaticamente sinais de celulares para identificar aglomeração de pessoas.

A ação só será possível graças a uma parceria do Centro de Operações do Rio (COR) com a operadora de telefonia Tim.

Lembrando que, desde o início da pandemia, a Prefeitura do Rio emitiu dois decretos que proíbem eventos com aglomerações e estabelecem regras para o funcionamento do comércio na cidade.

Como o sinal do celular ajuda a localizar a aglomeração ?

O “robô” identifica em tempo real a quantidade de pessoas em algum local por meio do sinal emitido pelas antenas de aparelho celulares.

A partir da notificação pelo sistema, são utilizadas câmeras de segurança pública para confirmar as informações, partindo então para ação de uma equipe: policiais militares ou guarda municipal.

Os dados pessoais serão expostos ao Governo pelo sinal do celular?

Segundo o Secretário de Ordem Pública Gutemberg Fonseca, todos os dados e informações coletadas serão anônimas, respeitando a legislação. O “robô” coletará única e exclusivamente o sinal para verificação de aglomeração e não as informações que estão sendo trocadas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma curiosidade é que a tecnologia não é tão nova assim, ela já foi utilizada durante os Jogos Olímpicos no Brasil, para planejar a mobilidade urbana.

O que você achou? Esta medida agride a privacidade ou é necessária em momentos como este?

Deixa seu comentário.