Uma pesquisa revelou que, no Brasil, 74% da população acima de 10 anos já tinham acesso a internet, mesmo antes da pandemia. Entenda os dados:

Uma pesquisa revelou que, no Brasil, 74% da população acima de 10 anos já tem acesso a internet, o que corresponde a 71% dos domicílios brasileiros.

A pesquisa mostra resultados de 2019, realizada pela TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

O que é a Pesquisa sobre o acesso à internet?

A pesquisa TIC Domicílios diz respeito a acesso de Tecnologias de Informação e Comunicação, e conta com módulos fixos (coleta anual) e módulos rotativos (outras periodicidades). Os indicadores gerados pela pesquisa oferecem um cenário do acesso e do uso de TIC do Brasil, abordando diversos temas de acesso dos brasileiros, tais como:

Acesso às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação);

Uso do computador;

Uso da Internet;

Habilidades na Internet;

Uso do celular;

Governo eletrônico;

Comércio eletrônico;

Atividades culturais na Internet.

 

Estatísticas reveladas pela pesquisa de acesso à internet

A pesquisa revela um grande aumento do segmento, tendo em vista que a pesquisa anterior, de 2018, apontava que 61% dos brasileiros tinham acesso a internet, o que, em comparação com o relatório atual, representa um crescimento de 14%.

Com este crescimento, o número de usuários de internet no Brasil chegou a 134 milhões.

O número sobe para 79% quando a pesquisa considera o indicador ampliado, que considera usuários que não reconhecem atividades realizadas no dia a dia como conexão a internet, embora as atividades necessitem da conexão, como o uso de um app.

O número é importante pois, nos mostra, além do acesso a internet, o acesso a informação e educação, tendo em vista o crescente mercado EAD que vem sendo reconhecido cada vez mais no mercado de trabalho e garantindo uma formação superior a muitas pessoas que não podem arcar com custos de estudos presenciais.

 

Pessoas sem acesso à internet ainda é preocupante

Embora todo este crescimento, é importante abordar que 47 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso e habilidades relacionadas ao uso da internet. Destes 47 milhões, 26 milhões fazem parte das classes DE e 12 milhões de regiões rurais.

Outro dado importante nestas regiões é o crescimento em relação à pesquisa anterior que, nas regiões rurais foi de 12% e nas classes DE foi de 16%.

Para Alexandre Barbosa, gerente do centro responsável pelas pesquisa (Cetic.br), além dos avanças o resultado mostra os desafios de fornecer conexão a população mais carente e também de algumas regiões, como o Nordeste, que está mais atrasado ao restante do país — 65% dos domicílios com acesso à internet, contra 75% na região Sudeste e 71% da média nacional.

 

Dispositivo Utilizado para acesso à internet

O principal dispositivo utilizado para o acesso, como já era esperado, é o celular, responsável pelos dados de 99% da pesquisa.

Isto já é esperado pela grande diferença de valores e facilidade de acesso a pacotes e planos de dados, que chegam a ser oferecidos com uma diferença de até 200% de um plano de internet para residência física, além da disponibilidade que nem sempre é encontrada na região, como acontece nos interiores.

Isto fica ainda mais evidente quando o corte é realizado avaliando a raça da população, em que o uso exclusivo do celular para acesso a internet da população preta fica em 65% contra 51% da população branca.  

 

Dados de acesso a internet podem ter aumentado consideravelmente este ano

Importante lembrar que a pesquisa foi realizada antes da crise da pandemia, que obrigou a população se adequar a esta nova realidade aumentando a necessidade de conectividade. O crescimento já foi demonstrado no comercio eletrônico que teve um aumento de 5 pontos percentuais.

Nos resta aguardar o próximo resultado para entender este impacto, mas se eu fosse você e não tivesse ainda um portal online de minha empresa/escritório e presença em redes sociais, pensaria para ontem nisso.

Gostou? Confira mais notícias sobre tecnologia clicando aqui.